Fiscalização do exercício profissional na área da Química, relativa a Profissionais da Química das diversas categorias e empresas, no sentido de:
- Detectar irregularidades praticadas por empresas e profissionais, procurando sanar essas irregularidades, a fim de que a sociedade seja beneficiada com produtos e serviços de boa qualidade.
- Zelar pelo cumprimento da ética nas atividades profissionais, contribuindo para o desenvolvimento da Química e da tecnologia Química.
- Os Conselhos e Ordens Profissionais são Autarquias Federais, criadas através de leis específicas, com as funções de fiscalizar e proteger o exercício profissional, que deve se pautar pela obediência a princípios ético-disciplinares estabelecidos em códigos próprios. Sua importância prende-se ao fato de serem entidades públicas, que não recebem dotações governamentais, de que dispõe a Sociedade para recorrer, quando atingida por prejuízos e danos oriundos de ações irregulares, praticadas por empresas e profissionais.
Estas entidades, com personalidade jurídica de direito público, têm condições de exercer sua ação fiscalizadora, em benefício do povo em geral, pois contam com poder de polícia e foro privilegiado da Justiça Federal.
Nosso maior Objetivo
é estreitar cada vez mais o relacionamento da nossa entidade com estudantes, profissionais e empresas da área
fazendo com que ocupem seu referido lugar de destaque dentro da sociedade, e que as empresas contratem
profissionais habilitados de acordo com a lei Nº2.800 “