Descrição sucinta das competências e das atribuições das áreas:
- PRESIDENCIA – Tem a função de principal gestão e responsabilidade administrativa pela entidade.
- PLENÁRIO – Colegiado constituído de 09 Conselheiros Titulares e 09 Conselheiros Suplentes, representantes das modalidades de profissionais da química, reunidos plenariamente para discutir e decidir sobre assuntos técnico-administrativos e relativos à fiscalização do exercício profissional, com base na Lei 2.800 de 18.06.1956 e demais dispositivos legais.
- DIRETORIA – Formada pelo Presidente, Vice-Presidente, Secretário e Tesoureiro tem a função de coordenar as atividades administrativas, econômico-financeiras e de fiscalização do exercício profissional da entidade.
- ASSESSORIA TÉCNICA – Tem a função de assessorar a presidência e coordenar os setores de fiscalização e de registro.
- SETOR DE FISCALIZAÇÃO – Setor encarregado de proceder a fiscalização nas empresas que têm atividade na área de química e junto aos profissionais da química, com a finalidade de corrigir irregularidades.
- SETOR DE REGISTRO – Proceder o registro das empresas e profissionais da química.
- SETOR DE CONTABILIDADE – Tem a função de proceder a contabilidade da entidade, procurando cumprir o Orçamento-Programa aprovado para o exercício e controle administrativo do pessoal.
- SETOR FINANCEIRO – Tem a função de acompanhar a evolução das contas da entidade e proceder a cobrança das pessoas físicas e jurídicas inadimplentes.
- SETOR DE EXPEDIENTE – Tem a função de receber a correspondência e encaminhar ao setor competente para as providencias necessárias.
- SETOR JURÍDICO – Tem a função de elaborar os pareceres jurídicos nos processos que tramitam na entidade e proceder as ações judiciais junto a justiça federal.
- SETOR DE PORTARIA E RECEPÇÃO– Deverão realizar o controle do acesso físico de pessoas, objetos, bens e veículos às instalações do CRQ-X, auxiliando na prevenção de furtos, roubos ou danos ao patrimônio, garantindo a segurança e a organização no ambiente de trabalho, função de proceder a vigilância da entidade, por 24 horas diariamente.
- SETOR DE ARQUIVO – Encarregado de organizar os documentos, fazendo com que estejam acessíveis e sejam tratados de maneira a garantir a integridade do suporte e da informação.